Mercado público e suas histórias
Código: SC027
AUTOR
Danísio Silva; Paulo Clóvis Schmitz
TEMA
Santa Catarina
EDIÇÃO
1
PÁGINAS
117
EDITORA
Fundação Cultural de Florianópolis
TIPO DE CAPA
Brochura
ANO
2007
IDIOMA
Português
DISPONÍVEL
Sinopse
Os entrevistados relatam suas experiências num tempo em que o mar batia atrás do Mercado Público, quando os pescadores desembarcavam a carga praticamente dentro das peixarias e os colonos traziam sua produção de carroça do interior da Ilha ou dos municípios vizinhos para a cidade. Nos depoimentos, os entrevistados – alguns com mais de 50 anos de ligação com o Mercado – falam do peixe e da carne que eram inutilizados todos os dias, no período da tarde, por falta de refrigeração, e da função do estabelecimento como entreposto comercial e ponto de encontro de vendedores e compradores de produtos frescos consumidos pela população.
Uma das histórias mais tocantes é a de Arante Monteiro (falecido em 2012), que trazia produtos nas costas do Pântano do Sul até o Saco dos Limões, onde tomava um ônibus para o centro. Outra é contada pela filha de Gedeão Mansur, Marlene, responsável hoje pela loja aberta pelo pai em 1947. Também fazem parte do livro o comerciante Marcelo Jacques, membro de uma família que sempre foi ligada ao comércio de peixes, Laudêncio Pereira, que fabricava e trazia louças de barro da Ponta de Baixo, em São José, para o Mercado, e Amilton Maciel, o Dato, que plantava hortaliças no Saco dos Limões e vendia a sua produção nas bancas que durante muitos anos funcionaram no estabelecimento.
O livro faz também um histórico do prédio, cuja primeira ala foi inaugurada em 1899, conta histórias engraçadas vividas por personagens ao longo das últimas décadas, lembra de figuras marcantes que já morreram e contextualiza a posição do Mercado Público nas transformações urbanas e sociais de Florianópolis.