O dragão vermelho do Contestado
Código: SC100
AUTOR
A. Sanford de Vasconcellos
TEMA
Santa Catarina
EDIÇÃO
1
PÁGINAS
328
EDITORA
Insular
TIPO DE CAPA
Brochura
ANO
1998
IDIOMA
Português
DISPONÍVEL
Sinopse
O cenário é o planalto catarinense durante a Guerra do Contestado (1912-1916). É um romance que mescla personagens históricos e fictícios, recriando a linguagem do caboclo e o seu modo de vida, levando-nos a um mundo inesquecível de monges, guerreiros, virgens, curandeiros, soldados, santeiros, ainda pouco conhecido dos brasileiros.
Um universo mágico que nos conduz entre o amor e o ódio, o céu e o inferno, o prazer e o pecado, pelas sendas nas quais sangraram homens, mulheres e crianças – milhares de vítimas da injustiça social.
É uma leitura fascinante que coloca esta obra com uma das mais importantes já publicadas sobre este exuberante episódio histórico. A chamada Guerra do Contestado teve por fundo o desesperado grito do injustiçado sertanejo pela posse de sua terra. Trata-se de uma epopéia fascinante, e sobre ela o autor se debruçou. Informou-se para tanto nos trabalhos de Maurício Vinhas de Queiroz, Oswaldo Rodrigues Cabral, Nilson Thomé, Demerval Peixoto, Marli Auras, Paulo Ramos Derengoski. Deliciou-se, confessadamente, com o especial talento de Donaldo Schüler na sua notável abordagem do tema, e muito o enriqueceu a imprescindível obra de Euclides Felippe, das mais valiosas que há sobre o assunto, o qual se revela inesgotável. Foi a Campanha do Contestado um evento histórico de motivos múltiplos, sujeito a variados enfoques interpretativos, havendo por isso versões, por natural, nem sempre coincidentes. Porém, a sua causa principal e mais visível foi de natureza fundiária.